segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Porque comprar ouro?

Ouro é um dos elementos basicos da química. Seu símbolo atómico é Au, seu número atómico 79. Suas principais caracteristicas são de ser um material maleavel e inerte. Inerte quer dizer que ele não interage com outros elementos e componentes químicos. Não será corroido nem pelo ácido mais forte. Sendo um metal nobre também tem resistência a oxidação, não enferruja. Assim se podemos dizer algo sobre o ouro é que o ouro dura.

Ouro possui muitos usos na indústria, mas históricamente é usado com joelheria e fabricação de moedas - duas formas de armazenar riqueza. Ouro tem sido usado pelos últimos 5 mil anos. Ouro é medido e precificado usando Onças Troy ou Gramas. Como um exemplo da capacidade do ouro de guardar valor, considere apenas que a dois mil anos atrás uma onça de ouro podia vestir um homem com pompa. Hoje uma onça de ouro ainda pode vestir um homem com roupas de boa qualidade e ainda sobra para um bom terno, camisa, gravata, cueca, meia, cinto e um bom par de sapatos.

O Ouro já foi chamado de "Barometro do medo." Quando as pessoas ficam ansiosas sobre a economia eles se voltam para o ouro, o que faz seu preço subir. As duas coisas principais que fazem uma pessoa fican ansiosa sobre a economia são a deflação e a inflação. Algumas pessoas acham que deflação é queda de preços e inflação alta dos preços, mas estes são só sintomas. A raiz da alta e da queda contínua é a falta ou excesso de dinheiro circulando. Ouro possui a admirável qualidade de armazenar valor tanto em tempos de inflação como de deflação.

A maneira correta de se pensar no ouro é como um seguro. Ouro consegue armazenar valor independente das condições economicas. Diferente de ações e títulos do governo, ouro sempre mantem seu valor. O uso mais importante do ouro é o de ser a garantia do tesouro do seu pais contra o mero papel representado pelo dinheiro. Quase todo pais passou por alguma crise financeira nos últimos cem anos. Aqueles que tinham sua riqueza em ouro sobreviveram. Infelizmente muitas outras pessoas dizem que perderam todoos seus investimento e poupanças em questão de dias.

Então, pense no ouro como um seguro. Não como uma forma de "fazer dinheiro". Não entre no jogo do mercado.É melhor comprar ouro em pequenas quantidades regularmente, mensalmente por exemplo. A porcentagem do total de sua riqueza convertida em ouro é uma decisão pessoal e depende de sua situação em particular. 10% é uma meta conservadora. Em tempos de incerteza a porcentagem deve subir.

Não se preocupe em vender o ouro quando as coisas piorarem. Ouro é facilmente reconhecido e valioso em qualquer lugar do mundo. É mais fácil vender ouro do que comprá-lo. É claro o ouro em si tem sido usado em barganhas e no comércio por milhares de anos.

Para resumir, ouro é um seguro contra tempos de incerteza economica. Ouro pode protege-lo contra deflação e inflação. Todo mundo deveria ter parte de suas posses em ouro se possivel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário