terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ouro, Prata e Metais preciosos como investimento

Metais preciosso são todos os elementos metálicos que são considerados em virtude de sua raridade como sendo de alto valor se comparado com outros elementos metálicos. Os metais preciosos são também quimicamente menos reativos e dotados de mais brilho. Além disso são mais maleaveis e possuem altos ponto de ebulição. Diferente dos outros metais também não e se oxidam, e portanto não se deterioram. De toda a tabela periódica apenas a platina, o paládio, o irídio, a prata. e é claro, o ouro atendem todos estes requisitos.

Metais preciosos como o ouro e a prata foram historicamente usados como moeda de troca, e ainda hoje são alternativas importantes de investimento. De fato, o ouro e a prata possuem cada um seu proprio código na especificação ISO 4217, que define o padrão das moedas correntes ao redor do mundo pela International Organization for Standardization (ISO).

Assim sendo a demanda por metais preciosos é fruto não apenas de seus usos industriais, práticos ou decorativos, mas também por seu potencial de investimento e a estabilidade com que armazena valor se comparado com outras moedas. Entre as vantagens de se comprar metais preciosos está seu valor em tempos de incerteza política e econômica assim como o fato de não se deteriorar com o tempo e ser relativamente fácil de guardar e transportar.

O preço dos metais preciosos varia é claro com uma série de fatores incluindo a demanda industrial e comercial, a possibilidade de manipulação e a descobertas de novas fontes que afeta sua oferta e portanto sua raridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário