segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ourivesaria e Ourives - A Arte e o Artesão

Há milhares de anos que o Homem adorna o corpo com metais preciosos, preferencialmente, com ouro, mostrando, assim, o seu poder socioeconómico, a sua matriz religiosa, a sua comunidade cultural, os seus valores estéticos, entre outros. Ao longo dos séculos, todos estes factores foram determinantes para a arte da ourivesaria, a qual consiste num processo de trabalhar o ouro, considerada a mais bela, delicada e perfeita, distinguindo-se, assim, de todas as demais. Verdadeiras obras desta arte milenar são produzidas pelo artesão através da sua minúcia e gosto, criando, deste modo, artigos de desenho, ora clássico, ora contemporâneo, mas sempre muito apetecidos e cobiçados.

A ourivesaria é, pois, uma atividade de cunho artesanal que se traduz na arte de trabalhar o ouro na fabricação de jóias e demais ornamentos, sendo o ourives não só um profissional de inegável prestígio, como também, um verdadeiro artista.

Tal como qualquer outra técnica artística, a ourivesaria também é realizada através de um dado processo, tendo como primeiro passo o derretimento da pepita de ouro e a sua posterior condensação num bloco de ouro, o qual o ourives terá nas suas mãos e o trabalhará de forma muito similar a um escultor, quando este recebe um bloco de mármore. Genericamente, são quatro as etapas na fabricação desta arte, sendo elas, a martelagem, a modelagem, a soldagem e o refinamento.

Para começar, o ourives utiliza um martelo ou um instrumento similar para talhar o bloco de ouro, até que o mesmo fique de forma desejada.

Com o intuito de conferir melhor forma ao bloco, o artesão utiliza ferramentas e instrumentos com maior grau de precisão, como por exemplo, matrizes que estampam partes da peça de uma maneira uniforme, de modo a optimizar o processo de fabricação.

Na confecção de jóias e de outros produtos resultantes da ourivesaria, pode ser necessário soldar elementos componentes desses produtos, cuja soldagem, por se tratar de peças pequenas, também é feita com instrumentos de precisão.

Finalmente, com a jóia modelada, chegou a hora do aprimoramento da mesma, a qual passa pelo polimento, cravação de pedras preciosas e diamantação, enfim, tudo que é preciso para agregar mais valor à jóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário