quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Devo investir em ouro ou no câmbio (dólar, euro, etc.)?

Na questão se você deve investir em moedas como o dólar ou no ouro, uma breve análise força nossa opinião para a segunda escolha. A principal razão disso é que sempre que você observa uma variação no preço do ouro está na verdade vendo a variação do dólar com relação ao ouro. Não o valor do ouro propriamente dito. O valor do ouro não mudou materialmente nos últimos 70 anos ou mais. Você ainda oide comprar praticamente os mesmos materiais e serviços que poderia com uma onça de ouro a cinquenta anos atrás. Uma grama de ouro podia fornecer um banquete para dois a décadas atrás e ainda poderá esta noite. Não podemos dizer o mesmo do dólar ou de qualquer outra moeda. É preciso muito mais dólares para vestir uma noiva hoje do que eram necessários 30 anos atrás.

Investir na flutuação cambial abre margem para a manipulação resultante das dramáticas mudanças de valorização e desvalorização causada pela continua impressão de mais ou menos dinheiro, assim como as compras e dívidas públicas e privadas da moeda, principalmente no caso do dólar.

O valor do ouro permanece o mesmo, e de fato, também não valoriza em termos de poder de compra. O dólar, por sua vez no longa prazo perde seu valor. Há 50 anos, 20 dólares podiam comprar 1 onça de ouro. Agora são necessários cerca de 600 ou 700 dólares e é muito provável que este valor continue a subir daqui para frente. Entretanto aquilo que podia ser comprado com com 20 dólares a 50 anos atrás, custa cerca hoje cerca de 600 ou 700 dólares!

Moedas, barras e ouro laminado são portanto ótimos instrumentos de investimento no longo prazo. O Ouro continua podendo ser trocado por dinheiro ao longo da história em todo planeta. Na verdade ele pode até ser usado como uma moeda, e muitas vezes é isso mesmo que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário