terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como testar se o Ouro é de verdade?

Existem várias técnicas caseias para se testar se uma dada amostra é mesmo feita de ouro, ou apenas é aparente ou meramente banhado.

Antigamente, as pessoas cheiravam o ouro porque se ele apresentar nenhum cheiro tem grandes chances de ser ouro, já que nao impregna facilmente. E quando detectavam algum aroma, mesmo metálico desconfiavam de que não fosse o que parecia.

O ouro puro é encontrado na natureza, ele tem uma consistência próxima à do chumbo. Por isso ao mordermos , nossos dentes terão dureza suficiente para marcá-lo, daí o teste da mordida visto nos filmes.

Existem também outros minérios de cor amarela, como a pirita, que é sulfeto de ferro, e é chamada de ouro de tolo, por ter um valor muitíssimo baixo e muitas vezes consegue enganar garimpeiros desavisados, que acreditam terem descoberto ouro. A dureza da pirita é muito maior do que a do ouro, é impossível marcá-la com os dentes.

O ouro, quando combinado com outros metais, como platina, cobre, níquel, ferro, prata e ainda outros, tem sua dureza aumentada, e estas ligas são usadas pelos joalheiros para ser possível criar peças utilizáveis. Não dá para fazer artefatos com ouro puro, pois pela sua falta de resistência mecânica, elas logo iriam se deformar com um mínimo de pressão sofrida.
Estes artefatos ganham uma dureza maior do que a dos nossos dentes, desta forma, fica impossível riscá-los somente com uma mordida.

Outro método possível é medindo a densidade da sua amostra. Sabemos que o ouro temuma densidade de 19,3 g/cm³. Ou seja, basta calcular o volume dividindo o peso (massa) pelo volume da peça e compara com a densidade do ouro. O ouro é um metal pesado, se der menos do que o esperado, desconfie.

Além disso, fique de olho no preço que estão cobrando pela peça. Se o valor estiver muito abaixo do de mercado, desconfie. Quando falamos de ouro se é bom demais para ser verdade, provavelmente é falso mesmo.

3 comentários:

  1. Tenho um anel de ouro que veio da arabia,quero vendelo, fui avaliar pois um joallheiro desse que era de cobre, mas quis conpra-lo por um preço muito baixo.Por isso preciso saber testa-lo, oubrigado.

    ResponderExcluir
  2. tenho um cordão de ouro,mas acho q nao e ouro.
    pois ele me da alergia.
    meu pescoço fica coçando.

    ResponderExcluir
  3. Boa informação. Poderiam fazer uma lista de mitos e verdades, seria bastante útil. Por exemplo falar do teste com imã, ácidos, vinagre branco, maquiagem, riscar, enfim, o que se encontra nas primeiras páginas do Google. Valeu!

    ResponderExcluir